Os efeitos da ansiedade do isolamento social e os tratamentos indicados
Tendo em vista que o isolamento social é uma das medidas mais eficazes no combate à contaminação e ao contágio de Covid-19, esse comportamento sem contato com outras pessoas e sem poder ir para lugares fora da residência, salvo em caso de necessidade, tem deixado muitos com sintomas decorrentes da ansiedade.
Dentre eles estão os que envolvem a saúde bucal, como mandíbula travada e bruxismo, sendo que aquela consiste no travamento da mandíbula superior ou inferior, impedindo a abertura parcial ou total da boca, com estalos em alguns casos. Já bruxismo é a prática de pressionar a mandíbula e/ou ranger os dentes, podendo inclusive provocar desgastes.
Assim, tendo em vista que as causas são muitas vezes decorrentes de sintomas psicológicos e que os movimentos são involuntários, não sendo tão simples a interrupção da prática, um tratamento indicado é o uso de protetor bucal feito sob medida, principalmente para o caso de bruxismo.
Além disso, é possível a aplicação da toxina botulínica como forma de tratamento também, pois deste modo será impedido que os músculos recebam estímulos a fim de provocar a contração muscular, sendo tal prática muito adotada pelos cirurgiões-dentistas.
Nós, da Calvielli, Monteiro e Nogueira Advogadas – CMNA, seguiremos compartilhando informações importantes durante este período, alertando sobre possíveis mudanças, leis e impactos na economia relacionados ao COVID-19. 👊
Ficou com dúvidas? Converse com a nossa equipe sem compromisso através do Whatsapp.